sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Sobre sujar as mãos



Lendo as sábias palavras de Nelson Pretto, sou obrigada a parafraseá-lo: "Suje as mãos ..."
Fui criança de subir em árvore, brincar de comidinha com terra, areia, água de chuva, folhas caídas das árvores (aliás várias, mesmo morando em apartamento) e hoje me sinto uma adulta com todos os anticorpos necessários para não morrer de gripe ou similar.

Minha mãe nunca teve problema em decidir o que faria comigo nas férias. Eu já tinha meu roteiro pré estabelecido: brincar, brincar e brincar... com os vizinhos, com os primos, com os colegas da escola.
Também era tudo perto. Podia sair de bicicleta pela rua. Não se falava em pedofilia... o limite era o sol. Quando o sol dormia era hora de ir pra casa.
Podíamos sujar as mãos, as roupas, os chinelos, os cabelos... Quando chegávamos em casa, bastava uma bronca e uma chuveirada... e tudo voltava ao normal.
As coisas que quebravam eram consertadas, arranjadas, armengadas, sucateadas e voltavam a funcionar, mesmo que não da mesma forma. Mas brincávamos e usávamos mesmo assim.

Pobres das nossas crianças. Não podem sujar-se para não estragarem a roupa, o tênis e os acessórios da Barbie, do Ben 10, dos Backyardigans ! Com isso não aprenderão a remontar o colarzinho que quebrou o fio, não experimentarão receitas inusitadas porque só comem comida pré pronta (aquecidas no microondas), não terão espírito esportivo para saber perder (porque sempre brincaram no computador, sozinhas, onde podemos manipular para sermos vencedores).

Vamos sujar nossas mãos!!!


http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI4893813-EI6581,00-Suje+suas+maos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário